Criar um Site Grátis Fantástico
Finados
Finados


Mensagem de Perda 

Nossos Pais descobrem que um ser está para nascer e trazer as suas  vidas um brilho de luz. A cada sorriso, palavra, olhar ou suspiro, uma cachoeira de lágrimas parece inundar seus olhos de alegria e paz.
Nos tornamos adolescentes e a busca pela independência é cada vez mais clara. A nossa vontade de conquistar espaço nos distância de quem sempre nos amará, esquecemos a família. Esquecemos de dizer o quanto os amamos.
Mas um dia nossos entes queridos se vão. Quando menos esperamos e sem nenhum aviso, Deus tira de nós o que mais amamos.
Em nosso peito apenas a dor de um punhal que a cada "meus pêsames" parece pesar.
Nossos pensamentos divulgam para cada gota de sangue em nosso corpo a culpa de nunca ter dito: "te amo"; "preciso de você", "estou sempre aqui", " me preocupo", e como se não bastasse vem à frase mais forte "a culpa foi minha".
Nossos sonhos caem por terra, nossa independência parece perder a importância. E a resposta para essa dor? O tempo e uma certeza:
Quando amamos transmitimos em pequenos atos e gestos, e as palavras não importam mais; quando precisamos de alguém, sentimos sua presença, e as palavras não têm mais sentido; quando nos sentimos sós e abandonados, surge uma palavra ou um gesto e descobrimos que nunca estaremos sós.
E a culpa? A culpa é da vida que tem inicio, meio e fim. A nossa culpa está apenas em amar tanto e sentir tanto perder alguém. Mas o tempo é remédio e nele conquistamos o consolo, com ele pensamos nos bons momentos. E com um pouco mais de tempo, transformamos nossos entes queridos em eternos companheiros.
Nossos sonhos ganham aliados, nossa independência ganha acompanhantes, nossa vida conquista anjos. E no fim apenas a saudade e uma certeza: Não importa onde estejam, estarão sempre conosco.

 

Sobre chegadas e partidas

Na estrada incerta da vida pessoas vêm e vão. Uns passam, outros ficam. Sim, somos caminho. Somos passos. Também passamos. Também ficamos. Dos que entram e saem todos os dias, só ficam mesmo aqueles que reconhecem a estrada como um lugar seguro. Como um lugar de base firme, onde os pés não afundam em superficialidades; os joelhos não dobram pela dimensão do esforço utilizado para se evitar um tombo; as dores não são inteiras e irreversíveis; mas apenas uma consequência inevitável do percurso. Só ficam mesmo aqueles que reconhecem a estrada como um lugar onde a certeza transita livre, sem se render ao medo e transformar-se no seu contrário: dúvida.  Só ficam os que reconhecem a estrada como um lugar onde existe um espaço amplo, para se guardar um coração cansado e persistente. E um abrigo-aconchego para os dias de chuva.  Só ficam mesmo os corajosos expedicionários de alma, que percorrem sem medo os becos mais escuros e perigosos do outro. E desejam, por vocação, desbravar os caminhos ocultos da alma de quem ali mora e se esconde. Só ficam os que querem  chegar ao lugar além-do-lugar-comum, onde o acesso é limitado, quase impenetrável para qualquer-um no mundo. Os que querem chegar onde se guarda um dos maiores tesouros de uma vida: a verdade. Aquela verdade que reduz incertezas pelo conteúdo que traduz. E aumenta o espaço de quem mora dentro do coração de alguém, para que ele se transforme em um depósito de alegrias tantas, que não cabem em lugar algum além do infinito. A verdade que acende estrelas, que ilumina dois quarteirões de vida e vai além de um sorriso que encanta.  Porque a verdade da vida se esconde. E a nossa também…

Então, fica fácil compreender, depois de alguns passos, travessias e caminhos percorridos, que aqueles que apenas passeiam e partem do mesmo jeito silencioso que chegaram, não devem mesmo ficar. E não devem porque, talvez, não saibam e não consigam ficar. Alternam entradas e saídas como se fossem vento, como se fossem ondas. Entram, bagunçam tudo e depois vão embora.  E quem abre a porta e sempre fica olhando o vento passar; quem mantém suas raízes fincadas no tempo e nas estações, tem que dar conta de arrumar a bagunça depois. Sim, os que apenas passam e não olham nos olhos de quem fica, não sabem ficar porque voam livres e inconstantes, sem o desejo íntimo de permanecer. E, quando são impelidos a ficar, quase morrem em vida. E quando ficam, deixam sempre no entre das suas tantas coisas, uma dúvida; um senão; um detalhe que machuca, que dói e que devasta. Quando ficam, com a sua força, arrastam caminhos, também.
Por isso, sobre os que passam, eu pouco sei. E não importa o quanto. Passaram. Quero mesmo é saber mais sobre os que ficam e se importam. Sobre os que moram em mim. Com eles, eu me importo. E muito… Porque depois de tanto passar, eu fiquei até me afogar nos meus próprios sonhos. Sonhei até não caber mais em sonho algum dentro de mim e voltei. Mas não em alguma metade de qualquer caminho. Voltei inteira naqueles que ficaram em mim. E fiquei no lugar onde a estrada é livre, o horizonte amplo e o sorriso o melhor abrigo-aconchego para os dias de chuva.


Autoria: Erica Gaião

Pessoas Luz

Existem seres que trazem tanta luz para a vida da gente, que quando pensamos neles agradecemos silenciosamente. Oramos gratos(as), como se a vida já valesse, por terem cruzado o nosso caminho. Tem gente que ilumina o quarteirão… que faz reluzir o planeta… que vem ao mundo para realmente fazer a diferença. Pessoas que num simples encontro deixam tantas sementes no nosso coração que sentimos a necessidade  de multiplicá-las, de fazer mudas e sair distribuindo por ai, reflorestando a vida com pensamentos de mais amor, humanidade, justiça social, igualdade, direitos humanos, paz… Essas são pessoas que carregam muito amor no coração, que sabem ensinar sobre o amor, que tornam o mundo mais amor… Não são padrões, nem perfeitas, não se preocupam em ser exemplos. São humanas, são o que são, mas parecem ter uma tarefa…  É gente que tem o poder de nos fazer calar, para ouvir-las e de nos fazer ouvir para escutar os dizeres da nossa alma, decifrar mistérios do nosso coração. É no coração que sentimos o reflexo da sua luz, como num espelho. Transformam-nos ao realizar a missão silenciosa de nos tornar pessoas melhores.

Homenagem a um Amigo

Durante toda minha vida,
Muitas pessoas passaram por mim,
dia após dia.
Mas somente algumas dessas pessoas,
Ficarão para sempre em minha memória.
Essas pessoas são ditas amigas,
E as levarei para sempre em meu coração,
Às vezes pelo simples fato de terem
cruzado meu caminho,
Às vezes pelo simples fato de terem dito Uma única palavra de conforto quando eu precisei,
Às vezes por ter me dado um minuto de sua atenção,
E me ouvido falar de minhas angústias,
Medos, vitórias, derrotas...

Às vezes por terem confiado em mim,
E me contado também seus problemas,
Angústias, vitórias, derrotas...
Isso é ser amigo: É ouvir, é confiar, é amar.
E amigos de verdade,
Ficam para sempre em nossos corações,
Assim como as pegadas na alma, que são indestrutíveis.

À você meu amigo: Você é muito especial e importante para mim.
Eu te adoro muito.
Sua amizade para mim tem um valor enorme,
E nada que eu possa dizer à você,
Pode ser tão especial ou mais significativo

Eterno

Eterno, é tudo aquilo que dura uma fração de segundo, mas com tamanha intensidade que se petrifica, e nenhuma força jamais o resgata!
Fácil é ouvir a música que toca.
Difícil é ouvir a sua consciência. Acenando o tempo todo, mostrando nossas escolhas erradas.
Fácil é ditar regras.
Difícil é segui-las. Ter a noção exata de nossas próprias vidas, ao invés de ter noção das vidas dos outros.
Fácil é perguntar o que deseja saber... Difícil é estar preparado para ouvir a resposta. Ou querer entender a resposta.
Fácil é chorar ou sorrir quando der vontade.
Difícil é sorrir com vontade de chorar ou chorar de rir, de alegria.
Fácil é dar um beijo.
Difícil é entregar a alma. Sinceramente, por inteiro. Fácil é sair com várias pessoas ao longo da vida. Difícil é entender que pouquíssimas delas vão te aceitar como você é e te fazer feliz por inteiro.
Fácil é ocupar um lugar na caderneta telefônica.
Difícil é ocupar o coração de alguém. Saber se realmente é amado. (...)
Fácil é querer ser amado. Difícil é amar completamente só. Amar de verdade sem medo de viver, sem ter medo do depois. Amar e se entregar. E aprender a dar valor a quem te ama. (...)
Fácil é demonstrar raiva e impaciência quando algo o deixa irritado.
Difícil é expressar o seu amor a alguém que realmente te conhece, te respeita e te entende.
E é assim que perdemos pessoas especiais.

Autoria: Carlos Drummond de Andrade